quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Perú, las primeiras impressiones

Holla!
Bom, vou ficar 12 dias no Perú. Então, resolvi escrever desde hoje ( segundo dia) para não me perder quando chegar. Só as fotos, vou deixar para colocar depois.

Chegamos ontem por volta das 11h em Lima. No aeroporto, pegamos algumas informações turísticas e mapas. Também trocamos algum dinheiro para ir até o hostel, 30 euros que viraram cerca de 90 soles. A ideia inicial era pegar um ônibus para o hostel, mas nos aconselharam que era melhor ir de táxi. O "green táxi" cobrou 60 solis para nos levar até o centro histórico.
No Peru há muitos táxis e muitos deles não são oficiai. Esse "Green Táxi" é oficial, mas é mais barato que os táxis próprios do aeroporto, pelo que eu entendi. A situação é confusa a tal ponto que é possível achar pessoas vendendo placas de táxis na rua. Alias, o trânsito todo é complicado. Os carros se jogam um na frente do outro, cortam a frente, buzinam incessantemente e etc. Eu não queria dirigir aqui, de verdade.
Bom, chegamos ao hostel, fizemos um pouco de preguiça, afinal fomos para o aeroporto às 5h da manhã, e tomamos banho para sair para almoçar.
Como sou vegetariana, foi um pouco difícil achar logo de cara um restaurante que não servisse só gado e frango. Até que achamos um de frutos do mar, perguntamos paro o garçom e ele disse que os prato eram individuais.
Bom, dá para ver nas fotos que de individuais eles não tinham nada. Eram enormes, na metade do meu eu já estava muito cheia. No final das conta, pedi para embalar e acabou sendo a nossa janta. Eu comi um arroz com frutos do mar, espécie de paella, mas carregada no cominho - tudo aqui é carregado no cominho. Também era acompanha de uma cebola roxa bem forte e pimentas. Mas eu adorei o prato.
Depois, seguimos no centro histórico. Achei lindos os prédios tradicionais de Lima, a Catedral, o Palácio todo governo, a praça de San Martín. É tudo muito belo!
Não vou dar aula de história, explicando sobre cada ponto, mas vale o registro de quanto eles eram belos então.
Para entrar na Catedral e no Palácio do Governo era 30 Sólis, então optamos por entrar na Igreja e monastério de San Francisco.É bem bonito o local, principalmente uma biblioteca que contava com títulos muito antigos. Interessante que como não havia luz na época, ela tinha como se fosse uns "tetos solares" para os internos poderem ler os livros. Mas o mais legal de lá são as catacumbas, que possuem cerca de 25 mil ossadas. É...É um pouco estranho, mas interessante. Já havia visitados catacumbas na Itália, mas lá os corpos ficam inteiros e aqui os ossos estavam agrupados pela parte do corpo, bem estranho, mas interessante.
O nosso dia turístico acabou por aqui. Depois ficamos só em função de descobrir como ir para Machu Picchu, o que não é fácil, acreditem! Também olhamos passeios para Nazca e Paracas, acreditamo que opção de fazer os dois em um mesmo dia seja o melhor.

Segundo dia!

Descobrimos como comprar os ticketes para Machu Picchu finalmente! É precio comprar em um site do governo, só que as entradas são limitadas. Só a entrada em Machu Picchu custa cerca de 50 dólares, para subir a montanha mais 10 dólares e a Wayana Pichu 6 dólares. Escolhemos entrar e subir a montanha Macchu Picchu. Bom, depois de fazer a reserva do site tu tens 6 horas para pagar o documento em um banco de la nacion.
Também conseguimos comprar o ticket de ônibus que levar de Cuzco até aguas calientes, depois é preciso ainda mais um transporte para chegar em Macchu Picchu.Complicadinho, mas finalmente acho que estamos nos achando. De ônibus pagamos 40 soles ida e volta, de trem seria S 156.
As agência cobram cerca de $ 350,00 a excursão para Macchu Pichu, acho bem caro, levando em conta nossos custos ( hostel uns 30 soles, 40 soles ônibus, entrada+montanha 60 dólares + o avião não sei quanto custou, mas levando em consideração que pagamos R$ 900,00 ida e volta de POA-LIMA + ida e vola Cuzco - Lima, não deve ser tanto).
Bom, após tudo isso fomos na casa de gastronomia Peruana. Adorei o Museu, é tudo bonitinho e muito bem feito.Aprendemos muito sobre culinária e depois provamos algumas coisas típicas no Bar Cordeano, o mais antigo de Lima. Tomamos a famosa chicha morada, um suco de milho toxo tracional do Peru e que diz que faz muito bem, mas o gosto não é dos melhores.
Meu namorado comeu um sanduícho de jamóm e salsa criolla, que é a base de cebola roxa e pimenta, também é bem famoso. Além disso, pedimos de entrada uma causa limena, que é muito tradicional. É uma espécie de de polenta, mas mais temperada e fria, com recheio de frango. Como não como carne, comi só a parte de polenta e como quase tudo tinha carne e não queria comer arroz com frutos do mar de novo, pedi uma massa ao pesto. A massa ao pesto era enorme, para variar, e custava só S 10,00. Os outros pratos custavam S 10 também e a bebida S 3. Bom, nosso almoço foi barato e para variar comemos demais :T
 Aproveitamos a tard epara ir ao Museu Nacional de Antropologia, Arqueologia e História. Íamos também ao Museu Larco, mas não deu tempo. É preciso bastante tempo para ver o Museu Nacional, lá é contada toda a história do Perú, com centanas de artefatos. Vale à pena a visita.
Bom, acabamos o dia resolvendo assuntos de viagens, então acabamos deixando a visita ao Parque das águas para amanhã, amanhã também vamos a Pachamamamac :) Compramos algumas coisas  no super - queijo, tomate, pão, anchova enlatada, maça, abacaxi e bergamota- e gastamos incríveis S 8,00! :) Depois, aproveitamos uma tendinha de massagem que tinha no shopping. Cerca de S 15 minutos por 20 soles, vale à pena, depois de tantas horas em pé, é revigorante para continuar a maravilhosa estadia no Perú.
Bueno, me quedo por aca ( hehehe muita enrolacion no espanol por aca) :) Hasta luego!



Nenhum comentário:

Postar um comentário