domingo, 22 de agosto de 2010

jornalismo?

Não sei pq eu ainda leio a Veja, é só pra me irritar.Nunca gostei da Veja. Mas tudo bem, nós futuros jornalistas temos que ler de tudo que passa na nossa frente, de "The Economist" até "Gloss" ( outra revista que sempre me irrita).Bom, o fato é que esses dias peguei a Veja na casa de alguém pra ler e vi uma reportagem que me deixou sensibilizada. A reportagem mostrava como vários projetos internacionais importantes tinham deixado de investir no Brasil por causa das propagandas que o Lula fazia no exterior quando falava sobre o país ter melhorado . Fiquei sensibilizada ao olhar quanto dinheiro tinha deixado de vir para o país para ajudar crianças pobres, por exemplo.
Mas foi nesse momento de comoção sentimental que parei tudo e pensei " Que diabos de matéria é essa?". Não gosto da Veja pq me irrita uma revista que parece só ter como princípio detonar o PT, não amo o PT mas não me acrescenta muito as reportagens que a Veja faz exageradas e muitas vezes manipuladoras contra o partido. O negócio é o sensacionalismo, transformar uma coisinha em uma baita coisa.

Parei e pensei"Que diabos, o Brasil tá muito melhor mesmo!". O Brasil conseguiu se estabilizar graças ao Plano Real e a economia implantada pelo FHC e o Lula soube utilizar muito bem o período favorável na economia e assim ajudou e muito as populações mais carentes.
E afinal de contas, o Brasil hoje não faz parte do BRIC ( Brasil, Rússia, Índia e China= as maiores economias em desenvolvimento do mundo) ? Tá certo que ainda precisa de melhorias em muitos aspectos, mas tenho certeza que essas organizações internacionais vão depositar esse dinheiro que deixa de vir para cá em lugares que precisam muito mais atualmente. Como a própria matéria citava, em países como os africanos. Ou nós queremos viver pra sempre dependendo de doações do exterior? O Brasil precisa ser auto-suficiente e independente.
Em alguns aspectos. Já na história " A amazônia é nossa" sou contrária. A minha opinião é : a Amazônia deveria ser de quem cuidasse melhor. Talvez precise ser regulamentada internacionalmente, por institutos sérios como Greenpeace, o principal por denunciar a "Farra do Boi". Em um país em que ainda se acha lindo derrubar a principal reserva do mundo para o futuro para colocar Gado no lugar e desertificar o solo, que a bancada ruralista consegue sempre adiar a floresta legal, meus queridos, nesse país em que ainda morrem pessoas que tentam impedir tudo isso, em um país deste, não é possível cuidar da Amazônia direito. E agora quem poderá nos defender?
Nem preciso dizer, assim como os colunistas da TRIP ( essa sim eu gosto) fizeram nessa edição de outubro, eu também já declarei o meu apoio a Marina Silva nessas eleições!


Ai como esse jornalismo é confuso, meu orientador me confude ainda mais,com tantas teorias distintas, tenho descoberto um mundo diferente sobre a comunicação nos últimos tempos. Critérios de noticiabilidade? Esqueçam essa baboseira, o buraco do jornalismo é beem mais embaixo, envolve tanta outras coisas. Pois bem, vou voltar ao estudos, meu coração tá saltitante de felicidade depois que parece ter descoberto um rumo certo. Mas uma conversa nessa sexta-feira com o meu orientador ainda pode mudar muita coisa...veremos =)

beijos, boa noite e bons estudos para mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário