terça-feira, 7 de maio de 2013

Sicilia, la bella Sicilia

Olá :)
Como falei no último post, estou retomando um projeto antigo, que era ter escrito sobre algumas viagens que fiz quando estava na Itália.
Vou começar falando de dois lugares lindo que conheci na Sicília: Taormina e Siracusa.Esse é o mapa da Sicília e as indicações de onde eu estava (Palermo), para onde eu fui (Catânia) e as duas cidades que conheci nessa viagem (Taormina e Siracusa).


A Sicília é  maior ilha do mediterrâneo e tem uma história muito rica.  Ela foi dominada por gregos, romanos, vândalos, árabes e espanhóis, entre outros povos. Tudo isso traz uma cenário cultural diverso, em um lugar que já é lindo por natureza. 
Eu estava em Palermo fazendo intercâmbio quando decidi ir visitar a Catânia. Tinha uma outra intercambista de Santa Maria que estava lá e já tinha dito que o lugar para ficar era garantido. 
Saímos de Palermo às 16h de sexta-feira, eu e o Kevin, intercambista Twainês que fazia parte do mesmo projeto que eu. Por sorte, guardo todas as coisas da minha viagem ainda, por isso fica mais fácil escrever. A gente optou por ir de ônibus, acho que era mais barato (14,20 euros), embora demorasse um pouco mais do que de trem. 
Demoramos cerca de três horas para chegar na Catânia. Chegando lá nos viramos com as indicações que tínhamos e pedimos informações até chegar ao prédio dos intercambistas. De cara gostei da Catânia, era mais moderna e parecia mais bem cuidada que Palermo.
Bom, achamos o prédio e o apartamento dos intercambistas. Eram cerca de 10 pessoas em um mesmo apartamento, de Twain, Egito, China e Brasil. O apartamento era bem espaço e bom, mas pelo que eu lembro só tinha um banheiro. Tinham mais de vinte intercambistas na Catânia, os outros estavam em um B&B ( Bed and Breakfast) fechado só para eles.
Bom, aquela noite saímos pela Catânia e conhecemos melhor o centro da cidade. Tinham uns barzinhos bem interessantes e uma curiosidade é que junto com cerveja eles no serviram pipoca. Sim, pipoca, nunca tinha visto isso no Brasil.
Sem mais enrolações, no outro dia de manhã acordamos "cedo" para ir para Siracusa. Em um grupo grande como a gente estava fica sempre difícil de se organizar. Sei que perdemos um ônibus e tivemos que esperar pelo próximo. O ônibus para Siracusa custa 8,80 euros e demora cerca de uma hora para chegar lá. Porém, depois de chegar lá, tivemos que pegar mais um ônibus para o centro.
Valeu à pena. Siracusa é uma cidade muito bonita, com muitas ruínas dos povos que a dominaram, como os gregos e árabes, pontes e um porto. 
O tradicional Gelato não pode faltar em nenhuma paisagem italiana!

Entre os pontos que visitamos está o templo de Apollo, são ruínas gregas do primeiro tempo dórico da Sicília. Está um pouco destruído é claro, mas é um pedacinho da história nos nossos olhos. Na foto comigo a Missy, uma Twainesa muito querida!


Outro ponto que chama atenção é a "Madonne della Lacrime" que tem uma arquitetura ímpar. Modelado sobre a forma de uma lágrima, o edifício atinge uma altura de cerca de 90m. É uma igreja moderna em meio a tanta história. A gente ficou muito tempo observando de longe até chegar perto e ver que realmente era uma igreja!

Também vale conferir a igreja de San Giovanni, ou as ruínas dela. Junto há catacumbas, mas não estavam abertas :/

Deixei pro final o lugar mais interessante de Siracusa. Isso que foi o primeiro lugar que a gente foi quando a gente chegou lá. Mas como éramos muitos - e claro tiramos muitas fotos no caminho- chegamos pelas 16h. Só que esse horário o parque arqueológico fecha.Quer dizer, faltavam 10 minutos para fechar. Mas a moça da bilheteria disse que já tinha desligado a máquina e não tinha mais como imprimir bilhetes. 
Foi na base de muito choro, caras tristes e "nunca mais estaremos aqui" que conseguimos pelo menos ver as ruínas gregas. As romanas ficam para outra oportunidade :/ Aí está esse maravilhoso Teatro grego, valeu a viagem! 




Buenas, essa foi nossa viagem por Siracusa, depois desse passeio já estávamos esgotados de caminhar e loucos para voltar para a Catânia. ;) Taormina vai ficar para outro post, pois já me estendi demais por hoje! Beijos ;* e grazie sicilia, por ser tão bela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário