domingo, 6 de junho de 2010

Marineiros!

Dilma Rousseffe ou José Serra? Para essa pergunta tenho uma resposta curta e grossa: Tanto faz, tudo farinha do mesmo saco. Para quem não acreditar nas minhas palavras, para ter certeza perguntei para um economista e alguém do mercado financeiro, economicamente falando as políticas de Dilma e Serra são iguais, ou seja, não vai mudar muita coisa pro Brasil.

Fui petista desde pequena, fiz muita campanha. Porém, com o tempo fui descobrindo a política no Brasil. Hoje dos grandes partidos brasileiros nenhum é limpo, todo mundo gosta de dizer que a política no Brasil se tornou personalista e os partidos investem pesado em marketing eleitoral em cima do carisma de alguns candidatos . Isso com certeza é verdade e está certo que pra se eleger no Brasil muito mais do que a tua história política o importante é ter um bom marketing e carisma eleitoral que conquiste o povo ( e muito dinheiro público desviado para isto), é só ver todas as mudanças as quais a Dilma já se adaptou para concorrer as próximas eleições ( com o dinheiro do povo, claro)*. Mas eu não acho tão ruim que não exista mais essa identificação com o partido, afinal de contas, se formos olhar bem, todos os grandes partidos braisleiros são sujos. O que nos cabe é tentar catar com muita dificuldades aqueles políticos que são honestos e que fazem alguma coisa de verdade, independente do partido.
Como comentou a Carol Moro numa conversa esses dias cmg, o problema de se ter um partido é que tu perdes o senso crítico pra política. Para esquerdista qualquer pessoa de direita é um capitalista que só quer beneficiar banqueiros e outros capitalistas e vai ser uma merda pro país, e pra direitista qualquer pessoa de esquerda é um rebelde sem causa que só vai ajudar os pobres. O problema é que esse pensamento é atrasado, pq hoje não existe mais direita ou esquerda no Brasil. Assim como no mundo todo o capitalismo avançado não permite que idéias vanguardista de esquerda sejam postas em práticas. Precisamos nos adaptar ao novo cenário mundial com ideais mais justos, solidários e igualitários e pensando na preservação da Natureza. Não podemos parar o mundo, ele quebraria economicamente, não podemos começar de novo, ao que tudo indica estamos a beira de um colapso e de um caos, mas se o número de pessos ambientalmente e politicamente engajadas se multiplicassem talvez ainda tivéssemos chances.
O Obama já foi um grande avanço para a humanidade. O Lula foi um lider humanitário reconhecido internacionalmente e que vai entrar na história desse país por ter feito o que ninguém já mais tinha feito. Porém, agora nos encontramos assim: Dilma ou Serra?
Os dois já se envolveram em escândalos políticos e só sendo muito alienado pra achar que eles são "limpos". Ambos apostam no crescimento do Brasil, crescimento a qualquer custo. Gostaria de lembra que crescimento economico é completamente diferente de desenvolvimento economico, e o país já cresceu muito, o que precisa agora é se desenvolver. Desenvolver a educação, partilhar a renda, dar condições mais dignas. E mais do que nunca precisa se preocupar com a sustentabilidade, e nenhum dos dois candidatos tem mérito pra falar da temática. E diria ainda muito menos Dilma Rousseff depois da gafe que cometou em Copenhague(o meio ambiente é sem dúvida nenhuma uma ameaça ao desenvolvimento sustentável) e de todas as brigas que fizeram com que Marina Silva deixasse o ministério do Meio ambiente, pq Dilma queria sempre passar por cima do meio ambiente nas obras de aceleração do crescimento do país ( PAC). Aí que eu pergunto, adianta crescer sem desenvolver? Adianta crescer enquanto todo ano por todo o país a chuva tem deixado milhares de pessoas sem casa, adianta crescer se a gente não tiver mais energia, não tiver mais água, não tiver mais biodiversidade, não tiver mais vida? Jamais votaria em um Tucano como o José Serra ( operação Vampiro,acordos com multinacionais,máfia das ambulâncias), mas também jamais votaria na Dilma que assim como ele só se preocupa com o crescimento.
Eu me preocupo com o desenvolvimento, me preocupo com cada pessoa dessa país assim como me preocupo com nossa fauna e flora. Acho que desenvolvimento sustentável é o único caminho possível para o futuro, se ainda tivermos futuros. É por isso que procuro um candidato que tenha brilho nos olhos, que seja apaixonado pelas causas que defende, que esteja disposto a dar a vida para o povo brasileiro ao invés de deixar prevalecer seus interesses. E YES, WE CAN!, nós também temos o nosso Obama Brasileiro : Marina Silva! Marina Silva tem a origem da maioria da população brasileira, é uma batalhadora, tem coragem, fé e forças pra fazer. É por isso que tem levado muita gente no Brasil ( como mostra a reportagem da última veja) a fazer campanha para ela por livre e espontânea vontade. Em sua maioria jovens, são almas que querem ver mudanças, que querem ver as políticas públicas que beneficiam a igualdade continuarem a existir, mas ao lado do desenvolvimento do país, da preservação da natureza e da política limpa!
Podem me chamar de utópica,mas talvez o sentimento que temos hoje que nos faz reacreditar na política, seja o mesmo da primeira vez que tentaram eleger o Lula, mas como esse país é conservador, talvez Marina seja eleita e receba os méritos da sua luta só daqui há muitos anos, mesmo assim tenho orgulho de ser Marineira, e fico feliz que tenha alguém em quem depositar meu voto esse ano sem culpa nenhuma.Como diria um outro Marineiro " Marina só tem 12% das intenções de votos, pq o resto das pessoas não conhece ela, quem conhecer Marina de verdade votará nela". Pra quem quer conhecer mais, aqui um site feito por outros Marineiros por livre e espontânea vontade ( eles lutam pela Marina na presidência desde antes dela mesmo querer se candidatar).

*Ahh, uma informação importante sobre propagandas: Marina Silva brigou com os publicitários pois disse que só iria usar nas suas propagandas roupas pelas quais pudesse pagar

Nenhum comentário:

Postar um comentário