segunda-feira, 20 de setembro de 2010

“Cultivating contentment is crucial to maintaining peaceful coexistence.”


Eu estava bem ansiosa para fazer o programa da Terapia holística. Além de, achar o tema super interessante, a Maitê que trabalha comigo no programa já tinha conhecido o cara e disse que ele saiu decifrando tudo da vida dela. E só acertou. No trabalho com a Terapia holística, como ela lida com energias, é importante que o cara saiba “intepretar”a energia da pessoa, é preciso muita sensibilidade e talvez até um dom prévio. Perguntei isso pra ele nos bastidores, da sensibilidade, e ele falou que às vezes só de ver como uma pessoa anda já dá pra “sacar” a personalidade dela.

Esperava que ele falasse algo assim de mim que nem falou pra Maitê, mas tirando um mísero “te cuida para não ter problemas futuros” na hora de ir embora, não falou nada. Até agora não entendi a mensagem, alguns autores que lá ele coloca que influenciam ele, como o KrishnaMurti e é claro Fritjof Capra. Falei que no meu projeto final também falava da visão holística dentro do jornalismo. Ele disse que seria complicado responder a questão “O que é terapia holística?” pq é uma questão que tem muitas complexidades. Então falamos sobre isso, sobre como é complicado não tratar as coisas de maneira superficial na TV devido ao pouco tempo e também à compreensão de quem olha. No programa de Homeopatia o médico entrou na questão da física newtoniana e quântica. É uma questão muito importante e para mim essencial na compreensão da homeopatia,mas, alguém em casa vai entender ? Tu podes até ser didático e explicar que sempre houveram questões dadas como certas na ciência que com o tempo foram quebradas, e que hoje a física quântica questiona os padrões do que é certo na ciência e trata de questões como a relatividade e energia. Mas mesmo assim será um choque cultural para muita gente tu dizer que conseguiram provar que as moléculas são capazes de andar para o positivo e para o negativo, ou seja, o tempo não é linear, ele pode ser negativo. mas to me cuidando sim. Bom, mas agora pensando bem ele pode ter dito algo de maneira indireta.

Pra conversa fugir do óbvio, falei que tinha entrado no blog dele e que tinha me identificado com alguns autores que lá ele coloca que influenciam ele, como o KrishnaMurti e é claro Fritjof Capra. Falei que no meu projeto final também falava da visão holística dentro do jornalismo. Ele disse que seria complicado responder a questão “O que é terapia holística?” pq é uma questão que tem muitas complexidades. Então falamos sobre isso, sobre como é complicado não tratar as coisas de maneira superficial na TV devido ao pouco tempo e também à compreensão de quem olha. No programa de Homeopatia o médico entrou na questão da física newtoniana e quântica. É uma questão muito importante e para mim essencial na compreensão da homeopatia,mas, alguém em casa vai entender ? Tu podes até ser didático e explicar que sempre houveram questões dadas como certas na ciência que com o tempo foram quebradas, e que hoje a física quântica questiona os padrões do que é certo na ciência e trata de questões como a relatividade e energia. Mas mesmo assim será um choque cultural para muita gente tu dizer que conseguiram provar que as moléculas são capazes de andar para o positivo e para o negativo, ou seja, o tempo não é linear, ele pode ser negativo.

Assim, tu acaba com toda referência que uma pessoa teve a vida inteira. E a saída mais fácil nesse caso para a maioria dos seres humanos é a negação. O que eu considero correto e o que eu tenho como referencial é isso e deu. Meu orientador fala disso em um texto dele, que em uma mundo onde se tem cada vez mais possibilidades, em que na internet tu pode ir atrás de qualquer coisa, em qualquer lugar do mundo, as pessoas buscam as suas referências. Elas podem estar com contato com qualquer coisa, mas buscam os amigos, buscam o que conhecem, levam as coisas da sua vida para a rede. E cada vez mais negam o que seja diferente à isso, ao seu universo comum.

Mas como me disse o cara da Terapia Holística, as pessoas são diferentes e a graça da vida é a justo a troca. Entender e aceitar essas diferenças. E se elas absorverem pelo menos um tantinho do que foi falado, já fico feliz. Pq a grande maioria das coisas que a gente vê ou é tão repetitivo ou é tão superficial que entra aqui e sai ali, não absorvemos nada. Ahhhh, mas serve como “entretenimento”. Ah, sem falar quando não é propaganda .Então hoje acho que a gente tá numa crise e é preciso reconhecer algumas coisas. Jornalismo e entretenimento são duas coisas diferentes.. E pra fazer o que algumas pessoas fazem por aí, não precisa mesmo de diploma.Precisa de diploma pra ir cobrir uma “balada” em que as perguntas são sempre as mesmas? Então não venha nos enfiar lixo goela abaixo querendo dizer que é jornalismo.

Mas não posso ser tão radical. É isso que tenho que aprender e isso foi a coisa que ele me disse no meio da conversa. Começamos a falar sobre as pessoas que tem tudo que querem, mas não são felizes. Ele me disse que essas pessoas não são felizes porque estão indo contra os seus instintos, porque imaginaram que iriam ser felizes com o que quer seja que façam ou desempenham e não são. Às vezes são mimadas, sempre tiveram tudo que quiseram e de repente as coisas não são como elas querem, certas coisas elas não controlam e daí vem a frustração. Mas o que se aplicou ao meu caso é o seguinte: Às vezes as pessoas não aceitam o mundo.Elas não aceitam que ele seja do jeito que é. E tudo que a gente emana volta pra gente. Ou seja, se tu for resistente com o mundo ele será contigo. Conclusão minha, ele tá certo. O negócio é ser mais tranqüilo mesmo. Tranqüilo e não idiota do tipo “Foda-se o mundo é uma merda mesmo”. Mas tranqüilo pra aceitar isso mas ter a certeza que o que tu pode fazer por ti e pelos outros também tu ta fazendo. Mas mudar o mundo, só mudando todas as pessoas. É o que penso do sistema também. Tanto faz o sistema implantado, se os governantes, ou seja, o ser humano, não for justo, a sociedade também não será. Acho que falta muito para que todos queiram só a paz e o amor. Mas queria um dia poder ver isso =) Enfim, contentamento. A vida tem muita coisa linda além de todas as feias. A noite não faria sentido sem o dia, a felicidade sem a tristeza, calor sem o frio e por aí vai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário