domingo, 12 de setembro de 2010

" A ignorância é uma benção"


Gosto de House, mas não tenho o costume de olhar sempre. A minha mãe adora, acho que é por causa do humor negro e sadismo haha. Engraçado que esses dias fui olhar com ela e quem dormiu foi ela. Mas o que interessa aqui não é isso, é o episódio desses dia, que reflete uma dúvida que há anos paira sobre minha mente.

Vou tentar resumir a história: Havia um cara que era um verdadeiro gênio, QI altíssimo, mas com o tempo tinha deixado de ser tão inteligente e estava muito mal de saúde e ninguém sabia o pq. Acharam então um remédio e alcool, a substância combinada fazia com que ele ficasse menos inteligente. Ao ser indagado descobriram a verdade, ele fazia uso proposital do medicamento pq realmente queria ficar mais burro. O cara então conta sua história, após tentar se matar pulando de um prédio de oito andares, não morreu e foi para o hospital, onde dopado conheceu a sua mulher. A diferença entre os dois era de 90 pontos de QI . Dopado de remédios se apaixonou por ela.Sóbrio e sem medicamento ele não suportava ficar com alguém com inteligência tão inferior a sua. Mas não queria parar de tomar a medicação, ele olhava pra ela e ela era tão burra e tão feliz e ele era tão inteligente e tão infeliz. Foi então que o House proferiu a frase " A ignorância é uma benção".

Sempre me questionei sobre esse assunto, afinal de que maneira se ligam conhecimento e felicidade? Ontem lia um texto da vida simples sobre mais ou menos " como ser feliz" e dizia para viver, aproveitar, enfim, não pensar muito. Nunca consegui ser assim, não quero me fazer de boazinha aqui, mas sempre achei egoísta ser feliz e pronto com tantas coisas erradas no mundo, com tanta gente sem ter nem o que comer,afinal, isso é justo?

Com o tempo cheguei à conclusão que só eu estando bem poderia ajudar os outros. E também que pensar demais é realmente um problema. Uma pessoa próxima a mim e com inteligência bem acima da média me disse uma vez que falava com as pessoas como se elas fossem " crianças". Já pensou nisso? Um exemplo do outro lado, não que a pessoa tem inteligência inferior, mas acredito que normal, me disse o seguinte: " Meu professor de filosofia chegava na aula e perguntava: O que é melhor ser um sócrates infeliz ou um porco feliz?" e arrematou: " eu preferia ser um porco, porcos tem 30 minutos de orgasmo". Essa é a verdadeira pergunta: melhor um porco feliz ou sócrates infeliz?


Juro que não ia escrever este post, mas hj esse assunto veio de novo ao meu encontro. Estavámos hoje reunidos no Marcelo e eu no computador. Daí ele pediu pra eu colocar um vídeo que eles tinham visto e achado engraçado o título é " Vaquejada no povoado poço" e tem no youtubiiu pra quem quiser conferir. À princípio achei engraçado o vídeo, parece um bando de "nordestinos" dançando de maneira engraçada. É evidente que alguns deles tão muito bêbados. Aí como tava no pc começei a olhar os comentários, eram páginas e páginas de discussões. Entre questões economicas, méritos de os nordestinos construirem ou estragarem são paulo, acusações de preconceito a questão ressurgia, pessoas falando que não era engraçado rir das pessoas e ter preconceitos com nordestinos ou então que o vídeo era ótimo que mostrava a cultura de um povo. Alguns falavam que eles eram ignorantes, mas que eram felizes e isso era o importante. Fenômeno recente no twitter @gracecarioka também nos faz rir pela sua burrice e humildade, nada mais é do que um fake de uma pessoa ignorante, pobre, que mora no morro e escreve tudo errado.

Entre tantas incertezas, acho que é complicado pensar demais, o senso crítico pode realmente atrapalhar o exercício pleno da felicidade. Ou ter senso crítico pode ser uma maneira de felicidade? Felicidade é os nordestinos bêbados dançando ou passar anos em processo de auto-conhecimento e viver em êxtase eterno? Sinceramente, já não sei.Acho que a felicidade simplesmente é, não cabem muitos questionamentos. Quando estamos felizes sentimos isso e isso basta, pensar em méritos, julgar se ela é superficial ou profunda, já não cabe a mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário