quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Essa moça tá diferente...


" E que em qualquer lugar onde estivessem se lembrassem sempre de que o passado era mentira, que a memória não tinha caminhos de regresso, que toda primavera antiga era irrecuperável e do que o amor mais desatinado e tenaz não passava de uma verdade efêmera'' ( Gabriel García Marquez)

Talvez seja orgulho. Talvez seja egoísmo. Talvez seja falta de vontade. Talvez seja "estranho". Talvez, o tempo passou. Talvez seja orgulho. Talvez eu simplesmente não quero. Talvez seja orgulho. Talvez, seja confusão.

Santa Cruz me deixa confusa. Em todos os sentidos. Eu adoro vir para cá, adoro o clima de casa. Adoro ver os amigos antigos, adoro as ruas tranquilas e cheias de árvores. Mas, ouvir as histórias de Santa Cruz me deixa deprimida. De verdade. Cinco anos passaram e são sempre as mesmas pessoas, fazendo as mesmas coisas, se trocando, se desentendo por causa de guri ou "pq não foi com a cara" e etc. Mas, o que mais me entristece, é que isso parece não ser só Santa Cruz, é uma condição natural do ser humano que se potencializa em cidades nas quais "todo mundo" se conhece. Principalmente, nas quais as pessoas são extremamente competitivas, tenho até vergonha de dizer isso, mas é a verdade, competitivas por bens materiais. Meninas da minha idade, casadas por dinheiro. Tudo bem, isso tem em tudo que é lugar do mundo, mas é estranho quando é alguém da mesma idade que tu, com a qual te confundiam quando era pequena,dá uma sensação de "poderia ser eu". Mas criticar tudo isso me parece me fazer mais idiota ainda que tudo isso.

Mas santa cruz me dá medo de verdade. Principalmente, se falando de relacionamentos. E dessa coisa, de que as pessoas não mudam. Passa o tempo, não mudam. Mudam de cidade, voltam. Dá uma sensação de " você sai do gueto, mas o gueto nunca sai de você". É, estilo Racionais mesmo. A mesma fulaninha que não gostava de ti aos 15 anos por causa de um guri, vai te encarar se te ver uma festa. Faz sentido, meu deus? Um guri que saia com tipo aos quando tu tinha 15 anos vai vir te "trovar" com a mesma conversa de sempre. Talvez, ele esteja até namorando.

Sério, a única coisa que posso ter aqui é esperança. Mas não é só esperança, é certeza. O mundo não é todo assim. Tem gente legal no mundo. Tem gente sincera no mundo. Tem muita gente que não quer ficar fazendo confusão ou falando dos outros. E o mundo é muito grande para a gente ficar se relacionando sempre com as mesmas pessoas. Eu gosto de Santa Cruz, gosto de algumas pessoas daqui. Mas a cidade em si me sufoca. Não sei se pelas lembranças, ou por todas essas atmosferas que voltam. Preciso de mais mundo, preciso de mais autenticidade. Preciso de menos convenções sociais. Preciso de mais liberdade. Preciso de mais simplicidade, preciso de mais amor verdadeiro, preciso de mais vida. Atualmente, acho que não viveria aqui.

"'' A vida mundana, que tantas incertezas lhe trazia antes de conhecê-la, não passava de um sistema de pactos atávicos, de cerimônicas banais, de palavras previstas, com o qual se entretinham uns aos outros na sociedade para não se assassinarem ''

''Eu disse aos meus amigos que eu voltava

Antes do sol esconder a sua cara
Mas me perdi nas horas
Em meio a multidão
E a noite vem agora

Pra me mostrar que eu posso
Seguir qualquer caminho
E achar que hoje o mundo é meu

Eu disse aos meus sentidos que eu queria
Desafiar a vida que eu tinha
E fui andar lá fora
Sem medo, sem direção
E a noite vem agora

Pra me mostrar que eu posso
Seguir qualquer caminho
E achar que hoje o mundo é meu''

Nenhum comentário:

Postar um comentário