quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ucrânia, Húngria, Panamá, Itália ?

É. Confuso. No mínimo. Ninguém disse que fazer um intercâmbio é fácil. Fazer um intercâmbio pela AIESEC muito menos. Tá certo, eu sei que eu não deveria falar isso. A "manager" da Assessoria de Comunicação da AIESEC Santa Maria falando isso? É, meu defeito é ser sincera. E na minha humilde experiência, fazer um intercâmbio pela AIESEC tem seus horrores e amores.
Enquanto, em outras cias é tudo fácil e prático ( tu vai lá escolhe o país o programa e eles agilizam tudo na tua vida) fazer um intercâmbio pela AIESEC tem sido uma luta. A organização é formada e gerida só por estudantes e normalmente estudantes têm outras coisas para fazer da vida, além de se preocupar em responder um email de uma triste intercambista como eu.
Logo, minha saga começa assim. Queria ir para o leste europeu, alguma coisa na área ambiental, o que não é uma vaga tão fácil, mas era o que eu queria. Acabei achando várias....Na verdade, não começa assim. Voltando ao início, eu queria fazer intercâmbio. Tá, daí tentei marcar várias reuniões até conseguir. Depois, ficou dando problema no sistema que eu tinha que me registrar, e daí se passou um bom tempo e eu estava atrasada. O que não muda muita coisa, pq os responsáveis pelas vagas só se preocupam com elas perto da data de realização.
Não, eu não quero falar mal da AIESEC, pq como eu falei, o intercâmbio da AIESEC para mim tem seus amores e horrores. E amores são as causas sociais que eles têm e horror é a angústia que eles geram (com um toque de exagero que eu tenho para escrever, claro). Bom, quando finalmente estava de contrato assinado, mandei uns 40 emails e obtive algo tipo DUAS respostas. Tenso.
Comecei a atirar para tudo que é lado. Coloquei Panamá e Costa Rica no roteiro, Costa Rica se enrolaram para me dar uma resposta que até hoje não recebi ( jóia). Me aceitaram no Panamá. Era Summer Camping. Summer Camping, não é exatamente o que eu queria, pois acho que tu acaba ficando um pouco excluída do universo e não conhece tão bem a cultura local. Além do mais, queria falar inglês que estou me formando e não espanhol (jóia). Logo, não fui para o Panamá.
Os ucrânianos são muito legais e passei a enviar emails para lá já que ninguém me respondeu na Hungria, onde eu realmente queria. Sério, atualmente eu odeio o pessoal da Hungria. Bom, o pessoal da Ucrânia me aceitou em duas vagas. Só que uma que é um projeto ambiental, que era o que eu queria, é para abril oO. E em abril eu tenho aulas. Logo, não fui para Ucrânia. Mas tem outro projeto da Ucrânia que é educação cultural e eu conversei e poderia participar de um ambiental que tem até o final de janeiro. Ok, vou para Ucrânia. É lindo, no mar negro, do lado de Yalta. A Ucrânia precisa visto, demora 15 dias, custa setecentos e poucos reais. Será que eu vou para Ucrânia? Além do mais, trabalhar com educação cultural não é algo assim tão legal, eu queria fazer pelo menos uma coisa realmente impactante na minha vida, diferente, especial. Falar sobre o Brasil, soa tão...Não vou para Ucrânia.
Me aceitaram na Itália. Mas não tem acomodação, nem alimentação, que teria na Hungria. Mas a vaga é fantástica, junta dois mil euros para um projeto de agricultura para pobres no Zimbawe. Diversas equipes vão fazer isso em lugares diferentes da Itália, elas são formadas por um representante do Brasil, um da China, um de Taiwan, um da Índia e um da China. Infelizmente, vou ter que abrir o jogo aqui. Muitos intercambistas já me falaram para não ir pela vaga, pq muitas vezes tu chega lá e eles nem sabem o que tu veio fazer. Que jóia! Me perguntou " Como isso é possível?". Te muita gente sem noção no mundo, fato. Mas o blog é meu e eu sou sincera. Logo, espero não ser processada pela aiesec. Nem proibida de realizar meu angustiante intercâmbio.
Enfim...de qualquer maneira o que me pergunto é " Como juntar dois mil euros nessa crise braba da europa?". E o que me alegra é " aprender italiano muito rápido para falar lá". Que besteira né, e o que me deixa triste é..o dinheiro que eu juntei para a viagem e que daria para eu viver "like a boss" no leste europeu, vai virar nada em euros. Chorei para eles, vejá só amigos da Itália 1 euro =2,43 reais. Me arranjaram acomodação. Espero que ela exista. Fiz meu SAN ( student Acept Note). Ainda não tive coragem de mandar, frio na barriga.
Ainda espero uma resposta da Hungria, de uma vaga de educação ambiental. Mas se os hungaros me odeiam, eu vou para a Itália.
E nessa falta de dindin da Itália e minha, vou acabar conhecendo tudo por lá, pq não vai sobrar muito dinheiro para o resto. Mas azar, posso conhecer o resto no resto da minha vida, quanto eu trabalhar e ganhar dinheiro e tiver boas férias, e sem filhos por uns dez anos, para poder conhecer o mundo antes.
To me sentindo meio comer, amar e rezar. Sério, eu amei o roteiro dela. Mas pensava mil vezes mais em ir para Índia ou Indonésia, do que Itália. Sério, nunca pensei em ir para a Itália. Ir para Itália, comer massa?
Mas como já falei, meu dinheiro não contentava a diferença da passagem para o leste europeu para Índia ou Indonésia.
Vou ter que chorar para o meu pai... E ele é Italiano. Logo, "pão duro" ( "Pq tu não vai para espanha e fica na tua prima e passeia? " "-Mas pai eu quero mandar dinheiro para o zimbawe" " O que tu vai fazer na Ucrânia? Ver Chernobil?")
Ó deus. que Drama.
Vamos esperar até amanhã, ver se os queris dos hungaros respondem...Tem uma amiga que talvez vá para lá tb, e de lá eu poderia viajar mais facilmente, gastar menos dinheiro, ser feliz..e é mais exótico, ou não... de qualquer forma será uma experiência intensa e contarei os próximos capítulos. Minha mãe me acha "imbecil" por dizer que a Itália é "clichê", mas para um intercâmbio social é mesmo, né?
Esqueci de um capítulo da minha saga, eu queria MUITO ir para a Grécia. Tinha vagas maravilhosas, tipo catar tartarugas. Eu praticamente implorei adicionando a guria que cuida dessas vagas no skype e no face, deixando msgs. E um mês depois ela me respondeu perguntando meu EP ID e depois me deixando no VÁCUO.Agora, me mandaram email para eu ir para lá em umas outras vagas lá. Adeus Gregos, vou para a Itália então, chatos.
Volto amanhã,com a saga do intercâmbio. Com certezas espero.Sem TPM e tanto drama também :)


beijos

2 comentários:

  1. Ananda, você é ótima! HAHAHAHA.

    Estou me aplicando pra Vagas na Hungria, e tá uma saga infinita. Passo dias ansioso e irritado com a dificuldade daquele povo!

    Soube que no Egito, por exemplo, te respondem no mesmo dia, te mandam whats, e já te aceitam.

    Já fiz dois vídeos motivacionais, e já troquei uns 30 emails (literalmente). detalhe: Cada resposta, demorando horas ou dias.

    Me aceitaram na Estônia, onde o cara que me entrevistou ainda responde muito prontamente e ainda insiste pra eu ir pra lá...

    Mas a Hungria tem justamente o que você falou: facilidade pra viajar (se bem que a Itália também tem, né!? Lá era minha primeira opção, mas mudei).

    Enfim, agora que vi que esse post é de 2011, e estamos em 2016. Parece que os Húngaros continuam iguais. haha.

    ResponderExcluir