terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Jogatinas na Itália


Agora que acho que já estou mais adaptada a Itália, tudo fica mais fácil. Ou quase isso. Bom, continuando os relatos dos meus primeiros dias na Itália, na sexta-feira à noite a Laura passou aqui para irmos a uma festa na casa de uma amiga dela. Eu não sabia bem como ia ser, mas depois ela me explicou que íamos a casa dessa amiga para jogar cartas, algo muito tradicional aqui no final das férias.

Um amigo dela passou aqui com ela e fomos para o lugar, era no centro da cidade. Saindo um pouco de onde eu moro, posso ver como Palermo é uma cidade linda. O lugar que eu moro que é um pouco, na verdade, bem confuso, mas depois eu falo disso. A menina morava em um prédio. Mas era uma construção muito antiga, porém muito bem conservada. Dentro da casa tudo era muito antigo, conservado e lindo. Cheio de detalhes, como coleções de louças e coisas assim. E a decoração de natal permanecia montada, cheia de bibelôs natalinos. Na primeira sala, lugar para colocar os casacos. Na segunda, uma grande mesa com muitas comidas, que na verdade eu nem vi direito, pois ninguém comeu. Embora, Laura e o amigo tivessem levado um panetone e vinho.

No centro da outra sala uma grande mesa para a jogatina. Era um jogo muito simples, o banco contra o resto da mesa e basicamente dependia da sorte de cada um na hora de tirar as cartas,todos apostaram quantias, mas no máximo 20 euros, a maioria das pessoas apostou 5 ou 10 euros. Foi divertido, os italianos são pessoas muito alegres e eu conseguia entender o que eles falavam, quando eles não falavam todos ao mesmo tempo. Aquela história de eles gesticularem o tempo todo é mentira. Não é tanto assim, aquele sinal com a mão que tanto imitam significa “ O que tu quer?", então eles não fazem isso o tempo todo. Realmente, às vezes eles falam alto e são bem expressivos, mas para nós brasileiros isso é comum eu acho.

Depois disso, jogamos outro jogo que é um pouco parecido com dorminhoco. Porém, se as pessoas morrem três vezes tem que sair do jogo e tentar convencer alguém que ainda está no jogo a ficar. Eu fiquei até a final no jogo e era muito engraçado eles tentando falar comigo, tentavam espanhol ou coisas como “caipirinha”. E também, pela sorte, falaram algo sobre a “macumba” vir do Brasil, já tinham me perguntado outra vez sobre magia negra no Brasil. Realmente, não sei de onde eles tiram esse tipo de informação. Sábado alguém me falou que era estranho eu ser do Brasil, porque eu era branca. Outra pessoa já tinha me falado também, sobre a maioria das pessoas serem negras no Brasil. Deve ser por causa do carnaval, penso eu.

Bom, mas continuando, cheguei na final do jogo mas perdi para um italiano. Perdi a chance de trazer uns 20 euros para casa. Tudo bem, foi uma noite muito divertida igual. É engraçado para mim, mas os estudantes não bebem tanto quantos os brasileiros, cada um lá tomou algo como dois copos de um bom vinho e tudo certo, pelas 2h30m já estávamos em casa.

Tinha esquecido de contar, mas minha luz caiu de novo. O problema é que toda vez que tento ligar o aquecedor da água do banheiro, cai tudo. Mesmo, desligando todas as outras coisas. O que eu ia fazer? Não consegui tomar banho. Quando voltamos, a Laura subiu aqui e conseguiu ligar as luzes de novo. Menos mal. Pois, eu tinha que iluminar tudo com a bateria do meu computador que ia acabar.

Para piorar as coisas, sim algo sempre acontece comigo, depois de ligar as luzes eu fui colocar meu computador para carregar e isso não funcionou. Eu não sabia se o problema era na entrada do PC, ou na bateria. Mas eu achava que o pino da entrada tinha ido para dentro. Então, eu teria que comprar uma bateria nova e testar. Porém, nesse momento, eu pensei que eu poderia tirar o negócio em volta da bateria que ela ia entrar dentro e talvez conectar. Sim, eu consegui tirar com um alicate, porque era borracha e isso funcionou. Me senti um gênio de conseguir resolver esse problema tecnológico sozinha. Então, fui dormir mega feliz, vendo clips em um canal que recentemente descobri que é Polonês, achei que era Alemão, pois eu não entendia nada. Mas quando meu TN Manager veio aqui e me perguntou se era Português eu notei que não era Alemão e raciocinei dois segundos e vi que era óbvio que era Polonês, pois o nome do canal é "Viva Polska". So, viva a polônia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário